Tecnologia na veia 💪🏼

Na receita da inovação, a tecnologia é o ingrediente principal.

Diego Martins Pereira
3 min readJun 2, 2021
”Thiago Maffra, 37, primeiro executivo de tecnologia alçado ao posto de presidente no setor financeiro”

Esta foi a capa da última edição de maio da Revista Época Negócios que me despertou interesse. A revista também trouxe diversas matérias que tratam a importância da tecnologia no ganho de escala e no processo contínuo de transformação das empresas. Com destaque para o Nubank que multiplicou a equipe tech em 10 vezes desde 2018 e contratou recentemente um novo executivo para a área.

Outra empresa que está acelerando essa transformação é a XP Investimentos, que além de prometer abrir 1400 vagas de tecnologia, confirmando a tendência de expansão tecnológica, realiza a promoção do diretor de tecnologia Thiago Maffra para CEO da Cia. Apesar desse movimento inédito no setor financeiro brasileiro, é uma estratégia que vem se tornando comum em grandes players do setor.

Ouvimos cada vez mais sobre Fintechs, Healthtechs, Insurtech, Agrotechs, Edtech, Lawtechs e por aí vai. Diversas industrias estão passando por um momento de revolução e na receita da inovação de todas esses setores, a tecnologia é o ingrediente principal.

E para otimizar todos os esforços de uma área que sofre cada vez mais com a escassez de profissionais, precisamos aplicar a tecnologia de uma forma simples e eficaz: com foco no resultado, através de processos bem definidos. O tamanho do desafio do setor tecnológico foi evidenciado por Guilherme Benchimol, fundador da XP, quando relembra o fato de que os cinco CTOs anteriores não tiveram sucesso na missão. ”Eles eram muito bons em tecnologia mas não em negócio.”

Maffra, o novo CEO, venceu esse histórico de fracassos dos diretores anteriores aplicando uma reestruturação baseada em princípios de metodologias ágeis, organizando o time em squads (pequenas unidades produtivas).

Nesse modelo, a área de tecnologia deixa de somente prestar serviços para as demais unidades e torna-se uma equipe multifuncional capaz de ter ideias, desenvolve-las e testa-las.

A tecnologia deverá permear por todos os setores e infiltrada na cultura das empresas.

Considerando esse cenário de revolução tecnológica, torna-se cada vez mais necessário o perfil de profissionais que tenham facilidade de integrar negócios e tecnologia.

O futuro é promissor. O conhecimento em tecnologia se tornará descentralizado e a demanda por pessoas com esse perfil aumentará.

Precisamos de profissionais de tecnologia com uma visão de negócios mais aguçada para uma melhor interação entre as áreas da empresa.

Precisamos de pessoas de negócios dominando os aspectos gerais da tecnologia.

Precisamos de tecnologia na veia!

Complemento

--

--